Pular para o conteúdo principal

Alta disponibilidade no Sql Server 2008 R2

Após um bom tempo sem atualização, volto com um tema interessante, pelo menos eu penso que sim!

Estou prestes a realizar uma migração de meu servidor do ambiente de produção. Com isso surgiu uma questão: Como garantir alta disponibilidade?



No início pensei somente em utilizar 1 servidor virtual (VMWARE), com os discos no STORAGE EMC², com as bases espelhadas num servidor físico, com discos locais. Mas aí veio uma questão: Em caso de falha no host e eu precisar "transformar" o espelho em principal eu posso ter perda!! E agora?!

Surgiu então a ideia de implementar o cluster Sql Server 2008 R2 com a replicação das bases, sendo que a replicação transacional.

Avançado no ponto do cluster surgiu um outro problema: Eu só posso fazer a replicação transacional com tabelas com chaves primárias definidas, minhas bases de sistemas legado possuem tabelas sem PK. Voltei para a ideia inicial do espelhamento.

Até a próxima!

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de dados no Sql Server

De vez em quando nos deparamos com uma questão: qual o tipo de dado deve ter um determinado campo? Para um DBA isso é um bom questionamento, pois com base nessa definição outras decisões serão tomadas. O que me motivou a pesquisar e escrever sobre isso foi a frase de um desnvolvedor: "Pouco importa se é varchar, char, text..., pra mim tudo é string."

Conceitos básicos de banco de dados - Integridade

A integridade diz respeito ao nível de confiança das informações do banco de dados, ou seja, a credibilidade das informações e à lógica das informações. Regras de restrição de integridade configuraram um banco de dados para ser alimentado por informações com características lógicas específicas, validadas como verdadeiras antes do seu armazenamento, diminuindo a probabilidade de falta de integridade no banco de dados.