Pular para o conteúdo principal

Conceitos básicos de banco de dados - Integridade

A integridade diz respeito ao nível de confiança das informações do banco de dados, ou seja, a credibilidade das informações e à lógica das informações.
Regras de restrição de integridade configuraram um banco de dados para ser alimentado por informações com características lógicas específicas, validadas como verdadeiras antes do seu armazenamento, diminuindo a probabilidade de falta de integridade no banco de dados.

São regras que fazem com que os dados inseridos no banco tenham menor probabilidade de erro ou seja, o banco se alimenta de dados de maior veracidade ou utilidade para os usuários.

Até a próxima.

Comentários

  1. Pensando um pouco, imagino que a integridade pode estar associada ao nível de confiabilidade, resiliência e sustentabilidade da informação.

    Ou seja: se uma informação está livre de falhas (é confiável), é resiliente a falhas (se mantém mesmo quando ocorrem falhas) e ainda pode ser recuperada quando, um dia, ocorrer uma falha (sustentável, capacidade de manutenção), significa que ela tem probabilidade de manter-se ítengra ao longo do tempo.


    Contra exemplo: se a informação é distorcida ou truncada no relatório após uma falha do sistema, significa que não manteve-se íntegra. Por isso, a relação com os níveis de confiabilidade, resiliência e sustentabilidade, relacionados a disponibilidade do serviço, neste caso, a informação.



    Um pouco de intercâmbio de conceitos, só pra descontrair :)


    Parabéns pelo post, traga mais conceitos para nós leitores.

    []´s
    Fernando Palma
    http://gsti.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de dados no Sql Server

De vez em quando nos deparamos com uma questão: qual o tipo de dado deve ter um determinado campo? Para um DBA isso é um bom questionamento, pois com base nessa definição outras decisões serão tomadas. O que me motivou a pesquisar e escrever sobre isso foi a frase de um desnvolvedor: "Pouco importa se é varchar, char, text..., pra mim tudo é string."