Pular para o conteúdo principal

Acrescentando comentários(descrição) aos campos das colunas

Como comentar as colunas que crio nas minhas tabelas, como o Access faz ?

Bom, para isso usamos a stored procedure sp_addextendedproperty. Essa procedure tem outras utilidades, mas vou me focar na resposta à pergunta acima.

Através da sp_addextendedproperty, podemos criar comentários para as colunas, mas não é uma tarefa tão simples.

Primeiro você deve informar qual a propriedade você quer mudar, nesse caso a Descrição (MS_Description). Depois colocamos a descrição propriamente dita em @value. E, em uma terceira etapa, informamos o nome do objeto totalmente qualificado (schema, tabela e coluna).

Isso deve ser feita para cada coluna.


Vejamos um exemplo:

create table tab_a
(
col1 int,
col2 varchar(30)
)

EXEC sys.sp_addextendedproperty @name= 'MS_Description', @value= 'coluna para ID' ,@level0type='SCHEMA',@level0name= 'dbo', @level1type= 'TABLE',@level1name= 'tab_a',@level2type='COLUMN',@level2name='col1'
GO

EXEC sys.sp_addextendedproperty @name='MS_Description', @value='coluna para estado' ,@level0type='SCHEMA',@level0name='dbo', @level1type='TABLE',@level1name='tab_a',@level2type='COLUMN',@level2name='col2'

Para verificar as descrições, use a procedure fn_listextendedproperty

SELECT objtype, objname, name, value
FROM fn_listextendedproperty (NULL, 'schema', 'dbo', 'table', 'tab_a', 'column', default)


* http://rbtech.spaces.live.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de dados no Sql Server

De vez em quando nos deparamos com uma questão: qual o tipo de dado deve ter um determinado campo? Para um DBA isso é um bom questionamento, pois com base nessa definição outras decisões serão tomadas. O que me motivou a pesquisar e escrever sobre isso foi a frase de um desnvolvedor: "Pouco importa se é varchar, char, text..., pra mim tudo é string."

Conceitos básicos de banco de dados - Integridade

A integridade diz respeito ao nível de confiança das informações do banco de dados, ou seja, a credibilidade das informações e à lógica das informações. Regras de restrição de integridade configuraram um banco de dados para ser alimentado por informações com características lógicas específicas, validadas como verdadeiras antes do seu armazenamento, diminuindo a probabilidade de falta de integridade no banco de dados.